Roteiro de 3 dias no Porto.

Como vocês sabem, ou pelo menos sabem os dez leitores fiéis aqui do tasco, eu morei 10 anos no Porto, e há imensos posts sobre locais a conhecer, restaurantes, cafezinhos, passeios e atividades variadas para fazer na cidade. Mas a verdade é que no meio de tudo isto não tenho um roteiro completo da cidade para quem vem pela primeira vez e quer saber por onde começar. Mas vamos sempre a tempo de corrigir a situação, portanto hoje é dia de roteiro de 2 dias pelo Porto!
Dia 1 - A Baixa
O primeiro começa com um roteiro mais óbvio pelo centro da cidade. O ponto central desta região é a Avenida dos Aliados, sugiro que dividam o dia em duas metades, a primeira para a esquerda da Avenida (quem desce) e a segunda para a direita.
Comecem a manhã por visitar a Estação de São Bento e Subir até à Sé. Daqui têm a primeira vista sobre o Douro e podem aproveitar para conhecer a igreja por dentro. O passo seguinte é visitar a muralha fernandina e percorrer pelo menos até meio o tabuleiro de cima da ponte D. Luís - a vista para as duas margens é a minha favorita da cidade. Voltando para o lado do Porto vão até à praça da Batalha e depois de admirar o Teatro Nacional São João e a Igreja de Santo Ildefolso percorram a comercial rua de Santa Catarina. Podem parar para tomar um café de dois euros no Majestic, é caro mas o ambiente vale a pena. Voltem a descer, passando pelo mercado do Bolhão, até aos Aliados e desta vez subam para a direita em direcção à Torre dos Clérigos, vale a pena visitar a igreja e subir à torre, e ter uma nova perspectiva da cidade antes de continuar caminho.
Cá em baixo vão encontrar a renovada Praça de Lisboa, o Jardim da Cordoaria, a antiga cadeia da Relação, a reitoria da Universidade do Porto, a Praça dos Leões e a famosa livraria Lello. Se nunca lá entraram, façam-no, agora paga-se 4 euros pelo bilhete, mas vale a pena e podem (e devem!) sempre comprar um livro e o valor será descontado. Depois de concluída estas visitas sigam pela Praça Carlos Alberto, pela rua comercial de Cedofeita até ao cruzamento com a rua Miguel Bombarda, começa aqui o novo "bairro das artes" da cidade, com imensas galerias e lojas alternativas - cruzem-no apenas de tarde que este pessoal mais alternativo de manhã normalmente dorme (inveja pura!) e terminem o dia nos jardins do Palácio de Cristal a ver o pôr-do-sol sobre o Douro.

Cadeia da Relação

Bairro e miradouro da Vitória

Miguel Bombarda - Bairro das Artes

Jardins do Palácio de Cristal

Torre dos Clérigos


Dia 2 - A Ribeira
Se começarem de novo o dia nas Avenida dos Aliados, desta vez nem para a direita nem para a esquerda, desçam a renovada rua das Flores até ao antigo mercado Ferreira Borges e comecem as actividades culturais do dia com uma visita ao Palácio da Bolsa.
É imperdível (eu demorei anos para lá ir e quase me chicoteava de penitência, depois). Um pouco mais abaixo fica a igreja de São Francisco, que também podem visitar por dentro e mesmo em frente a paragem do elétrico - Linha 1. Apanhem um deles e façam o passeio de ida e volta até ao Passeio Alegre, quase na Foz do Douro, adoro essa viagem, e a zona piscatória quase no fim da viagem é provavelmente o meu local favorito na cidade - só por acaso o Casillas mora lá, como vêm não sou a única a gostar - Tem uma vista fabulosa para a foz do rio, uma zona super agradável para passear à beira rio mas ao mesmo tempo não perdeu a essência e há sempre um belo tasco onde entrar e uns pescadores a jogar às cartas nas rua. Vale muito a pena.

De regresso, de elétrico até à Ribeira, desçam desta vez até à Praça do Cubo, vão até à Ponte D. Luís e desta vez cruzem-na por completo até Gaia. Aqui vão encontrar dezenas de caves do Vinho do Porto e podem fazer visita a uma delas, é um programa interessante, principalmente se aderirem à parte das provas. Vão ficar a saber em mais detalhe quais os diferentes tipos de vinho do Porto, conhecer o método de produção e um pouco da sua história. Mesmo não sendo fã do vinho, gostei da visita que fiz em tempos às caves da Burmester. Desfrutem das vistas para o Porto Património Mundial até ao final do dia e aproveitem o fim da tarde para fazer o cruzeiro das seis pontes.

Cruzeiro das Seis Pontes

Caves do Vinho do Porto - Burmester

Palácio da Bolsa

Dia 3 - Fora do centro
O outro ponto de convergência na cidade, para além do centro é a zona da Boavista, quando fui morar para a cidade era uma zona mais comercial/empresarial que vivia do dia-a-dia de quem trabalha e estuda.
A Casa da Música estava por lá há poucos anos e a famosa Rotunda da Boavista já tinha tido melhores dias. Mas nos últimos anos a zona ganhou nova vida, a oferta cultural na Casa da Música é imensa, surgiram novos espaços de restauração interessantes, o mercado do Bom Sucesso foi requalificado e vale bem a pena a visita.
Por isso é por aqui que sugiro que comecem o vosso terceiro dia de passeio, tentem visitar o interior da Casa da Música, mas caso não seja possível a arquitectura exterior já faz valer a pena a viagem - não fujam ao primeiro olhar, primeiro estranha-se, depois entranha-se - visitem o Mercado do Bom Sucesso e de seguida desçam (há vários autocarros) a avenida da Boavista até Serralves.
Há sempre exposições temporárias por aqui, mas só uma visita aos jardins já pode ser uma boa ideia, antes de seguirem viagem até ao final da Avenida. Aqui vão encontrar o mar, na vossa frente o Castelo do Queijo, à esquerda as praias da Foz, à direita começa Matosinhos, e atrás o Parque da Cidade. Podem passear um pouco por aqui e aproveitar uma das esplanadas da Foz para beber qualquer coisa enquanto vêm o último pôr-do-sol na cidade.

Claro que será possível fazer este roteiro em menos de três dias, eu diria que com dias cheios e movimentados conseguem fazer tudo em dois. E, claro, se não quiserem "entrar" em nenhuma das atrações e tiverem mobilidade (leia-se carro), conseguem passar por todos este locais em apenas um dia. Mas o Porto é melhor para desfrutar :)


Fundação de Serralves 

Casa da Música

Mercado do Bom Sucesso

Por motivos mais ou menos óbvios nunca testei nenhum alojamento na cidade, mas deixo-vos aqui o link do Booking para a pesquisa de hotéis, hostels, apartamentos, pensões, nunca falha.

Alojamento no Porto!

Etiquetas: , , ,