Um dia triste | Portugal

Os meus planos para o post de hoje passavam por lembrar, a propósito da estreia de Portugal, ontem na Taça das Confederações, que há um ano estava em Paris para assistir ao segundo jogo de Portugal na fase de grupos do Europeu, com a Áustria. E que apesar de termos obtido um mísero empate a zero golos tinha sido o início de uma caminhada gloriosa. Mas depois de tudo o que passou neste fim de semana é impossível não lembrar o que alguém um dia disse e que "o futebol é (mesmo) uma das coisas mais importantes mas dentre as menos importantes da nossa vida". Podíamos até ter ganho o jogo que neste fim-de-semana ninguém iria vitorioso a lugar nenhum. 
No sábado, já tarde da noite, quando vi em directo as imagens a partir das quais se obteve esta fotografia, percebi que as piores notícias ainda não tinham chegado. O despertar no domingo trouxe a confirmação.

A sensação de impotência perante o ocorrido é o mais assustador. O país mobilizou-se e isso foi bonito de ver mas esperemos que nunca venha a ser necessário repetir.

Etiquetas: