Argegno e Pigra | Lago di Como

Argegno não é uma das daquelas terrinhas must go de qualquer guia de viagem ao lago Como. São nos indicadas muitas outras antes de encontrarem uma sugestão para parar por lá, mas tivemos a sorte de encontrar a sugestão certa e decidir que queríamos lá ir porque valeu muito a pena. 
Claro que Argegno é giro, mesmo na beira do lago, com umas esplanadas simpáticas, as casinhas coloridas que de alastram por toda a região empoleiradas pela montanha a cima, uma zona de passeio agradável junto ao lago e ainda um riacho que atravessa a vila. Mas nenhum desses é o principal motivo para pararem por lá, por mais idílica que a minha descrição tenha parecido, quase todas as terrinhas nas redondezas são assim. 
Então porquê Argegno? Porque há um teleférico que une a vila a Pigra, no cimo do monte. E estes 5 minutos são os que fazem a viagem valer a pena.
O teleférico, sobe em cerca de 5 minutos quase 700 metros e é um dos mais íngremes da Europa. Mas chegar lá cima é uma das melhores recompensas do passeio, a vista é mesmo de cortar a respiração. Os diferentes tons de azul do lago por entre os recortes de verde das montanhas e as casinhas que salpicam de cor as margens compõem o melhor quadro para fotografias. Mas deixo-me de palavreado e mostro-vos as fotografias para tirarem as vossas próprias conclusões.
O acesso ao teleférico é próximo ao centro da vila e tem placas a indicar a entrada, que está meio escondida, mas certamente não terão problemas em dar com ele, é a maior atracção do local. O bilhete de ida e volta custou 4,5 euros no início de Maio e a última descida era às 16h30. No Verão costuma haver alterações no funcionamento, aumentando a frequência e alargando horários.

Etiquetas: , ,