Cidade das Artes e das Ciências | Valência

A Ciutat de les Arts i les Ciències, em valenciano, é talvez a imagem desta cidade de Valência, o cartão-postal que já viram uma série de vezes. Apesar da cidade não ser de todo, apenas isto, não há dúvida que a construção deste complexo cultural, de entretenimento e ciência, construído no final do século passado mudou a imagem da cidade para melhor.
Desenhado por Santiago Calatrava, uma série de edifícios, como o L'Hemisfèric, o Museu de Ciência Príncipe Filipe ou o L'Oceanogràfic, dominam a paisagem por entre o verde do parque circundante e os espelhos de água que rodeiam os edifícios.
Há sempre imensas actividades e exposições a decorrer, eu visitei num domingo em que a chuva já tinha ameaçado mas que acabou por ser de um tímido sol e o parque estava cheio de pessoas a passear, a fazer desportos e a curtir o espaço. Não entrei em nenhuma das exposições para as filas em algumas delas eram enormes, não sendo um fim-de-semana especialmente turístico na cidade (pico do Inverno!) assumo que os valencianos aderiram em massa e usufruem do que a cidade tem para lhes dar, e fazem muito bem.
        
Eu acabei por entrar apenas na loja do Museu da Ciência, que tinha coisa incríveis e onde comprei o mapa mundo que vos mostrei aqui, e passei um bom bocado por aqui. Recomendo a visita, e depois ainda conseguem alguma fotografias mesmo giras!
Aceder ao recinto de transportes públicos não é muito fácil, já que a estação de metro mais próxima ainda fica a uns bons 15 minutos de caminhada do local (a recomendada é a Alameda) no entanto há vários autocarros que passam nas imediações. Eu acabei por decidir fazer o percurso todo a pé, vinda da zona das praias e no final indo até ao centro. Foram uns 6 km de caminhada, mas como a cidade é bastante plana acabou por se fazer bem. Mais detalhes sobre as informações de acesso, aqui.

Etiquetas: , ,