A minha primeira visita ao Residenz, palácio no centro de Munique, não foi de boa memória, já que deixei lá ficar uma máquina fotográfica com todas as fotografias das férias. Digamos que me traumatizou, mas passados oito (? o tempo voa) anos acabei por regressar, tirar imensas fotos e chegar - finalmente! - com elas a casa.
Este Palácio, o maior palácio citadino da Alemanha, está construído neste local desde 1385, e foi durante muito séculos a residência oficial dos monarcas da Baviera. As remodelações, reconstruções e ampliações que ocorreram ao longos dos séculos deram-lhe uma místura de estilos, que vão desde o Renascimento, ao Barroco, Rococó ou Neo-Classicismo, que hoje e dia atraem milhares de turistas diariamente.
Hoje em dia funciona como museu, é possível visitar os apartamentos reais, o famoso Antiquarium, e todas as suas maravilhas arquitetónicas.
Gostei bastante da visita, o bilhete simples custa 7 euros e que incluía um audioguia com explicações mais ou menos exaustivas em todas as salas.
Podem consultar os horários de funcionamento, e os diferentes tipos de bilhetes combinados, que também permitem visitar outras zonas do palácio,
aqui.