Onde comer (e beber!) em Munique?

Eu não sei como é convosco... mas eu vou para um destino como Munique quase mais entusiasmada com a cerveja e as salsichas do que com a visita à cidade - principalmente se já não for a primeira vez.
Foram meses de grupo do Whatsapp a organizar a viagem e para além da decisão dos locais a visitar volta não volta o que aparecia por lá era canecas de litro de cerveja e imagens de comida, portanto já tínhamos em mira alguns restaurantes que queríamos conhecer. E o primeiro deles, o meu favorito, entrou na opção de jantar quase por acaso.
No segundo dia, regressámos a Munique já tarde, vindos de Hallstatt e jão só apetecia comer qualquer coisa antes de recolher, portanto decidimos mesmo ficar pela zona do hotel e acabamos por entrar num restaurante mesmo em frente. Quando começamos a perceber onde estávamos, vimos que aquele era um dos restaurantes de que tínhamos falado, depois do fiasco de Hallstatt a escolha de jantar não podia ter sido melhor.

- Augustiner Bräustuben
Esta é a mais antiga cervejeira da cidade, e apesar de já ter várias filiais por toda a cidade, a primeira fica no edifício onde funciona a fábrica, um pouco menos central, uns 10 minutos a pé para a parte de trás da Hauptbahnhof, mas mesmo em frente ao nosso hotel. Servem canecas de cerveja em doses industriais, e alguns dos pratos mais típicos da região, onde estão incluídas diversas opções de salsicha e outros pratos em que a carne de porco domina. Assim como os dumplings, a salada de batata e a sauerkraut.
Eu comi uma carne de porco estufada com cebola e bradkartoffeln - que são umas batatas salteadas com bacon - óptimas! E meio litro de cerveja, porque não há dose menor. Gostei do ambiente e da comida. Aquilo é ir chegando e arranjar lugar numa das imensas mesas corridas, socializar com os vizinhos de mesa, ir bebendo toda a noite, e está feita a festa. É possível fazer uma refeição a partir de 15 euros, até ao infinito, dependendo da sede que levem.
Augustiner Bräustuben
Landsberger Str. 19, 
80339 München

-Hofbraühaus am Platzl
Este é talvez o restaurante mais conhecido de Munique, é uma cervejaria do mesmo estilo que a Augustiner, mas muito mais perto da MarienPlatz (em frente ao Hard Rock) e a que atraí mais turistas. Gostei de comer lá, a decoração segue o espírito típico da Baviera e tem música ao vivo todas as noites. O facto de ser tão conhecida acho que faz perder um pouco o espírito mais genuíno, já que estávamos rodeados de grupos de japoneses e outros turistas. As canecas de cerveja ainda eram maiores - algumas só havia de 1 litro - e a comida era do mesmo estilo. Comi uma sopa típica da Baviera, de que já não me lembro o nome, mas que estava bem boa e que é servida quase à panela, e não ao prato.
Hofbräuhaus am Platzl
Platzl 9, 
80331 München

-Biergarten
Outro programa típico em Munique é ir almoçar aos jardins da cerveja. Normalmente aqui há pouco mais do que cerveja, imensos tipos de salsichas, pão e batatas, mas se isso já é óptimo não faz falta mais nada. É o espírito da Oktoberfest, em tamanho XS e durante o ano inteiro.
Nós comemos no Viktualenmarket, mesmo ao lado da Marienplatz e no Biergarten do Englishergarten. O primeiro tinha muito mais opções - não só de comida - é um mercado de rua bem giro onde não têm como não passar se forem a Munique. O segundo é no meio de um dos parques da cidade, rodeado de verde, como imensas mesas de exterior e barracas que vendiam quase exclusivamente cerveja e salsichas. Sou fã do conceito, enfardei salsichas a várias horas do dia - acho que só não comi ao pequeno-almoço, porque não calhou!

Etiquetas: , , ,