Roteiro a pé pelo centro de La Paz

Conhecer a pé o centro colonial da cidade de La paz é uma das coisas que têm de fazer, em visita à capital boliviana. As atracções não são assim tantas e facilmente podem fazer o passeio sugerido em meio dia. 
A plaza Murillo é o centro da cidade, onde vão encontrar a catedral e a sede do governo com o seu relógio que anda "ao contrário" - segundo o nosso guia porque Evo Morales decidiu que um governo de esquerda não pode ter um relógio a andar para a direita. #sul-americanices 
O outro pólo principal do centro da cidade, é a Plaza Mayor, aqui há milhares de pessoas dia e noite, é centro de distribuição de transportes, atravessada pela principal avenida que atravessa a cidade, mas a sua imagem está marcada pela presença da imponente Iglesia de San Francisco e do convento adjunto. Vale a pena a visita, onde podem contar com o acompanhamento de jovens bolivianos voluntários que vos irão guiar na visita. Nesta zona, bem por detrás da igreja começam as ruas a que normalmente chamam de Mercado de las Brujas, outra atracção super conhecida na cidade por vender fetos de llama usados supostamente para bruxarias e crendices afins. Para além da imagem das llaminhas, a explosão de cores é impressionante. 
A zona mais alta do passeio é a calle Jaén, uma rua colonial bem conservada, com lojinhas de artesanato mais vanguardista, de novos artistas bolivianos, alguns pequenos museus e cafézinhos mais interessantes. A subida até lá vai valer a pena e se a falta de oxigénio atacar pelo caminho entrem para uma bebida fresca no primeiro sítio que encontrarem, nós pagamos 20 cêntimos por uma Fanta e durante 5 minutos achamos que estávamos a fazer mal o câmbio.
Por fim, ou por início El Prado ou avenida 19 de Julho, vão descendo ou subindo a avenida principal da cidade até onde vos apetecer, até onde as pernas permitirem, sem grandes atrações turísticas é um núcleo importante da cidade, no domingo estava repleta de pessoas em passeio ou a jogar pokémons, e à semana tem um trânsito infernal. Conforme vão descendo vão chegando à zona mais rica (menos pobre?) da cidade, há alguns restaurantes, lojas e cafés, misturados com vendedores ambulantes de pão, frutas e outras coisas mais. Termina no Palácio Presidencial. 
- Plaza Murillo
- San Francisco e arredores
- Calle Jáen
- El Prado

Etiquetas: , , ,