Roteiro América do Sul, 2016

Está a chegar o momento mais aguardado do ano, aqui no estaminé, os relatos da viagem de Verão à América do Sul - Bolívia e Perú! Palminhas para mim que este ano consegui aviar tudo bem depressinha e ainda estamos em Outubro e voilá... Aqui vamos nós. (Acho que a América do Sul 2015 só chegou ao blogue este ano, shame on me!)
Então como isto começou? Depois da incursão extremamente bem sucedida em 2015, não estava mesmo a pensar voltar tão cedo, o mundo é muito grande e as primeiras pesquisas para o Verão de 2016 começaram... na China. Difícil terem mudado tanto, mas os meus pais acabaram por entrar na equação e depois de muitas voltas e pesquisas, regressar foi mesmo a melhor opção e acabámos a viajar os três durante 12 dias pela Bolivia e Perú, um pouco mais a cima que chuva e frio já tinha apanhado qb no ano anterior.
O roteiro final não foi perfeito, nunca o é, vai ficar sempre a faltar isto ou aquilo. É o vizinho que foi a Sucre e é a melhor cidade da Bolivia ou o primo que foi ao lago Titicaca e ... como é que vocês perderam isso?
Mas os dias não esticam, o orçamento também não, e conciliando as vontades de três viajantes o nosso plano acabou por ser óptimo para nós.
Ficou assim:
Dia 1 - Porto - Madrid
Dia 2 - Madrid - Lima - La Paz
Dia 3 - La Paz e Valle de la Luna
Dia 4 - Day tour - Uyuni
Dia 5 - La Paz - Cusco - Ollantaytambo
Dia 6 - Ollantaytambo - Águas Calientes - Machu Picchu - Cusco
Dia 7 - Cusco e ruínas Incas
Dia 8 - Cusco - Lima
Dia 9 - Lima
Dia 10 - Day tour - Linhas de Nasca e Paracas
Dia 11 - Lima - Madrid
Dia 12 - Madrid - Porto
Fizemos os dois voos principais com a Iberia/LATAM durante a noite, 12 horas para cada lado é de deixar qualquer um à morte, mas sobrevivemos.
O avião da Iberia (na ida) era péssimo de entretenimento, dos antigos, vês o filme que passa ou o filme que passa, mas para compensar nunca tinha tido uma cadeira que reclinasse tanto. O avião da LATAM no regresso era bem moderninho, vi o filme sobre os mineiros que ficaram soterrados três meses no Chile (Los 33) e o filme Joy, já que a cadeira era novamente péssima, acabei a dormitar umas horinhas no chão mesmo, entre os bancos. Viajante de económica sofre!
Tivemos um dia e meio para La Paz, para Cuzco e para Lima. Foi tempo suficiente para fazer tudo o que queríamos, claro que mais tempo não significaria estar sem nada para fazer, há sempre mais e mais para visitar. Mas não ficou nenhum amargo de... ah, queria mesmo ir ali e não deu. Foi bom e não precisamos de andar a correr.
Fizemos três tours de dia inteiro a Uyuni, Machu Picchu e Nasca. Qualquer um deles seria ideal com mais algum tempo mas Uyuni decidimos assim porque as condições de pernoite eram bem precárias, Machu Picchu foi imposto por imprevistos, iríamos ficar uma noite por lá mas uma série de atrasos de voo (que será tema para outro post) não permitiram. Nasca foi incluído à última da hora no roteiro e foi o possível, mas foi bom na mesma.
Hoje, provavelmente teria feito tudo igual. Ou seja, foi um sucesso. Adorei a experiência, os detalhes chegam nos próximos dias :)
Espero que estejam tão entusiasmados para ver os detalhes como eu estou para mostrar. Até há novidades. Vai haver vídeos de alguns dos passeios! Stay tuned.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,