Os campos de tulipas na Holanda!

A minha viagem pela Bélgica e pela Holanda no fim-de-semana do 25 de Abril este ano, foi ali encaixada com o objectivo principal de conhecer os famosos campos de tulipas, que atraem milhões de turistas à região todos os anos.
Andei a consultar todos os calendários relacionados com o tema, e mais alguns, e percebi que as tulipas florescem entre o fim de Março e o fim de Maio - se o São Pedro e a Natureza colaborarem - e que a altura ideal para não ter grandes surpresas é o fim de Abril. Portanto não era tarde nem cedo e em Janeiro já tinha os bilhetes de avião marcados.
Como estava alojada em Roterdão (e não tinha assim tanto tempo disponível) acabei por passar apenas meio dia na região dos campos, que é enorme e merece que passem mais tempo por lá.
O ideal seria dormir uma noite nas redondezas, para ter tempo de explorar tudo com calma, sendo que a cidadezinha mais próxima é Lisse, e seria uma boa opção para pernoitar.
Há duas maneiras distintas de ver as famosas tulipas:
- Nos campos privados, espalhados pela região
- No parque público Keukenhof, aberto na Primavera
A primeira poderá ser mais recompensadora já que é a ideia de campos e campos a perder de vista que temos em mente, mas requer bastante mais tempo, e que tenham como se locomover - idealmente de bicicleta. Podem explorar a região à vontade, por caminhos mais secundários, que passam por entre o campos e tirar as melhores fotografias de sempre. Se o tempo colaborar, então, perfeito! A segunda é a mais simples para turista que estão em Amesterdão (ou Roterdão no meu caso) e quer dar lá um saltinho.
Os jardins estão maravilhosamente bem cuidados e as flores são lindíssimas, mas não é aquela imagem clássica dos campos de tulipas quase selvagens que temos em mente.
Eu acabei por apostar na segunda opção e visitei o parque Keukenhof (post em breve) e ainda tentei aventurar-me a pé nas imediações do parque para uma experi^ncia um pouco mais genuína.
Não tive muita sorte porque choveu todo o dia e porque mesmo em volta do parque muitos campos já estavam colhidos. Mas ainda consegui ver alguma coisa e tirar umas quantas fotos para a moldura da sala.

Como chegar:
Na altura de funcionamento do parque há autocarros que fazem várias vezes por hora o percurso entre o aeroporto de Schiphol (direcção norte - bus 858) e param em frente à entrada do parque, e o mesmo até Leiden (direcção sul - bus 854).
Tanto até Leiden como até ao aeroporto poderão facilmente chegar de comboio vindos que qualquer ponto do país.
Como aproveitei o último dia para fazer este passeio, apanhei o comboio em Roterdão até Leiden (aproveitei para conhecer a cidade) e aqui apanhei o autocarro que parte mesmo da frente da estação do comboio e em cerca de meia hora está à porta do parque Keukenhof. Ao fim do dia apanhei o autocarro de novo, desta vez até Schiphol, onde o meu me aguardava o voo para casa.
Os bilhetes para o autocarro podem ser comprados na hora, ou com antecedência junto com o bilhete do parque, optei por esta última opção e correu tudo lindamente.
Principalmente a linha Schiphol-Keukenhof, já que é a rota mais comum vindo do Amesterdão, costuma ter mesmo muita gente, por isso tenham atenção aos vossos horários e contem que podem não conseguir apanhar o primeiro autocarro, as filas podem alongar-se.
Há também tours organizados a partir das principais cidades da Holanda até aqui, mas sinceramente não acho que se justifique, é bastante simples chegar lá e mesmo que sejam meio aluados e perdidinhos é só seguir a 'multidão' e vão lá chegar com certeza.

O parque:
No próximo ano de 2017 o parque Keukenhof vai estar em funcionamento de 23 de Março a 21 de Maio. Os bilhetes podem ser comprados com antecedência online, evitando assim mais uma fila à chegada.
Neste momento a bilheteira ainda não está disponível, eu comprei os meus com cerca de um mês de antecedência, mas certamente voltará a abrir no site do parque, tal como aconteceu este ano, fiquem atentos, é só preencher alguns dados, fazer o pagamento e irão receber um e-mail com os bilhetes. Como fiz a visita 'em trânsito', tinha a minha mala de mão comigo, à entrada do parque há cacifos de diferentes tamanhos que podem ser usados com apenas uma moeda que é devolvida no final. (Pelo que percebi se os cacifos estiverem todos ocupados, nas informações ficam-vos com a mala mediante um pagamento que não sei de quanto é porque havia cacifo livre para mim!).
O bilhete permite uma única entrada no parque para o dia escolhido, mas lá dentro vão encontrar tudo o que faz falta, casa de banhos, cafés, restaurantes, lojas, podem perfeitamente passar o dia inteiro por lá e não sentirão falta de nada. Algumas actividades como um passeio de barco no canal são pagos à parte. Lembrem-se que se chover as atracções vão continuar a ser os jardins, portanto vão preparados para isso.
Comecem já planear a visita do próximo ano, que o tempo corre e vale muito a pena!

Etiquetas: , ,