Haia, a capital esquecida.

Pergunta clássica com armadilha... Qual é a capital da Holanda? Amesterdão. Buhhhhhh. Não, é Haia! Pois, isto era o que eu achava, e vocês?
Enfim, em pesquisas muito elaboradas para escrever este post (hello wikipédia, ok, e não só, confirmada em mais uns quantos sites manhosos) descobri, ou pelo menos é a versão mais comum na internet (algum Holandês me quer ajudar?), que Amesterdão é a capital oficial da Holanda, apesar de todos os organismos oficiais, sede de governo, residências oficiais, embaixadas e tal estarem situadas em Haia. Esclarecidos? Eu ainda estou meio confundida, mas vamos ao que interessa...
Den Haag no original neerlandês, é uma cidade muito simpática junto à costa da Holanda a meia hora de comboio desde Roterdão.
Fui lá passar uma tarde e gostei bastante do espírito da cidade, a zona mais comercial - em volta da Grote MarktStraat - tinha umas lojas bem giras, a par das do costume, junto com algumas lojas de departamento, e ainda uma China town, um mix explosivo para gastar dinheiro, e eu ainda me perdi um pouco por lá... E bem ao lado, a zona mais histórica, onde fica o Binnenhof, complexo de edifícios que alberga algumas das sedes oficiais do governo, ministérios e outros orgãos públicos. É a atracção da cidade, com o seu pátio interior aberto ao público e situado na margem de um lago, o que rende as melhores fotografias. Perto do Binnenhof fica o museu MaritHuis, que vale a pena incluir no passeio mas que vai ter um post só para ele.
Para terminar o passeio por Haia, algo que penso valer a pena a deslocação, e que eu não fiz porque passei lá apenas meio dia é apanhar o tram até à praia. Haia tem uma marginal enorme que pode render também um passeio bem agradável.

- À volta do Binnenhof

-Às compras em Haia

Etiquetas: , , ,