Cruzeiro das seis pontes, o Douro junto à Foz.

"Qual é a cidade portuguesa que tem tantas pontes como o Porto? Gaia!"
É um clássico das piadinhas mas a ligação entre as duas cidades é mesmo intensa e nada melhor para desfrutar das duas simultaneamente do que um passeio de barco no Rio Douro.
O Cruzeiro das Seis Pontes é um dos mais populares, e várias agências de turismo oferecem esta opção. Há a várias horas do dia, com almoço, com jantar, para todos os gostos. Eu recomendo o fim do dia, já que o pôr-do-Sol é a minha fase favorita junto ao rio.
Se não incluir refeição o passeio dura cerca de 1 hora, começa junto à ponte Luís I em direcção a montante, até à Ponte do Freixo, e depois volta tudo até à Foz, para lá da Ponte da Arrábida, regressando por fim ao local de partida.

Começando da Foz as pontes que ligam as duas cidades são:

Ponte da Arrábida rodoviária, tinha à data da construção (1957-1963) o maior arco do mundo em betão armado. 
Ponte Luís I – é possível atravessar a pé, tanto pelo tabuleiro inferior como pelo superior (onde também passa o metro e de onde se tiram algumas das fotos mais incríveis da cidade). A sua construção é da década de 80 do séc XIX, projecto da responsabilidade do gabinete de Gustave Eiffel.
Ponte do Infante –  baptizada em honra do Portuense Infante D. Henrique, é a ponte mais recente.
Ponte Maria Pia – Foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do rio Douro, também da responsabilidade da empresa Eiffel Constructions Métallique, na década de 70 do séc. XIX.
Ponte de São João – Foi construída em 1991, para substituir a Ponte Maria Pia como ponte ferroviária, havia já quem vindo de Sul saísse do comboio em Gaia com medo de travessar a outra ponte que supostamente podia cair, ainda hoje lá está, mas o comboio já só passa por aqui.
Ponte do Freixo – rodoviária, a ponte mais a montante do rio.

Etiquetas: , ,