Puerto Madero e o Rio de la Plata ou do outro lado o Uruguai.

A antiga zona portuária da cidade de Buenos Aires, próxima ao centro da cidade foi renovada nos últimos anos e apresenta hoje uma avenida enorme onde passear junto ao Rio de la Plata, a famosa Puente de la Mujer (ao fundo na primeira foto, estava frio e a ameaçar chover, não me apeteceu aproximar muito, sorry), uma série de novos cafés e restaurantes, todos bem carinhos e com ar bastante fancy.
Para além desta zona mais recreativa, é aqui que se situa também o terminal de navios da Buquebus que cruzam o Río de la Plata até ao Uruguai (Colonia del Sacramento ou Montevideo).
Foi daqui que me despedi da cidade, na manhã do terceiro dia, ainda noite e apanhei o barco para Colonia.
O terminal de navios parece um pequeno aeroporto internacional, todo renovado também, tem os locais próprios para fazer check in, despachar bagagem, passar pela imigração e alfândega e uma zona de espera junto das diferentes gates - que são aí umas quatro! - com lojinha de souvenirs e cafézinho para entreter. O processo é mais simples (menos gente, menos alternativas) mas em tudo idêntico a um embarque de avião.
Os barcos que fazem a travessia BA - Colonia, são enoooormes. Levam carros, autocarros, camiões, mercadorias, tudo o que possam imaginar e também passageiros, em primeira ou segunda classe. A segunda classe é bem confortável, as poltronas são óptimas, tem cafetaria e até uma lojinha dutty free.
Há muito poucos lugares disponíveis à janela, como podem ver na fotografia abaixo, e nenhum lugar exterior onde tirar umas fotos, o que me desiludiu bastante, portanto se querem tentar ver alguma coisa para fora, façam fila desde cedo para garantirem o vosso lugar.
Se isso não for lá muito importante, escolham uma outra poltrona qualquer e tirem um cochilo, o barco abanou taaanto que foi a única coisa que eu fiz, nem à lojinha tentei ir, com medo de cair com os abanos. Já que ninguém parecia muito preocupada com a situação, aproveitei e relaxei...
Uma hora depois estávamos a chegar a Colonia del Sacramento, a primeira colónia portuguesa na região, e valeu bem a pena a travessia.
Mais informações sobre os horários dos barcos e os preços disponíveis, aqui.

Etiquetas: , , , ,