Post Top Ad

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Colonia del Sacramento, portuguesa com certeza.


As bienvenidas ao Uruguai não podiam ter corrido melhor, não graças ao São Pedro que 'atrapalhou' quase toda a viagem, mas graças à fofura da vila de Colonia del Sacramento.
Como podem ver no mapa abaixo, o barco deixou-me no terminal da Buquebus e uma curta caminhada pela rua Manuel Lobo trouxe-me ao centro histórico, onde a Plaza Mayor, a Catedral, a famosa Calle de los Suspiros e o Museo Portugues mantém viva a história da primeira colónia portuguesa em território Uruguaio.

Colonia foi fundada em 1680 por Manuel Lobo, a mando da Coroa Portuguesa, pelo sua posição estratégica na Foz do Rio de la Plata. Situada no meio do território comandado pela Espanha, e em concorrência comercial directa com Buenos Aires, foi atacada várias vezes pelos Espanhóis, vários tratados foram assinados que previram a devolução à Coroa Espanhola, mas nenhum foi concretizado, e Colonia saiu oficialmente da jurisdição portuguesa apenas aquando da independência do Brasil em 1822. Apesar disso, os Espanhóis passaram também muitos anos por lá, entre conquistas e reconquistas, e a sua influência é também notória.
Colónia, tal como toda a República oriental do Uruguai, tornaram-se independentes em 1828.
Depois de uma manhã pelas ruas coloniais da vila, já encantada pelo Uruguai, hora de fazer-me de novo ao caminho, desta vez em vez do barco voltei até ao Terminal de Autocarros para seguir em direcção à capital, Montevideo.
Não é posível comprar estes bilhetes online e com antecedência, como os do barco, mas chegando ao Terminal, vão deparar-se logo com os guichets de três companhias que fazem o trajecto e têm afixados os horários dos autocarros (directos ou não). Existem vários por hora, com preços semelhantes, escolhem o horário mais adequado e sigam viagem...
Não me perguntem se a paisagem pelo caminho era bonita, porque o autocarro era óptimo, com uma poltrona quase semi-cama, ia quase vazio, continuava a chover lá fora... Que dormi todas as três horas até Montevideo!
15:22 / by / 2 Comments

2 comentários:

Sara disse...

Não cheguei a conhecer o Uruguai e parece que perdi bastante! Também não me lembrava que Portugal teve uma colónia lá. Deve ter sido uma viagem bastante interessante.

IM (misspipetaseviagens) disse...

Foi, sem dúvida. Montevideo tem um ar mais praiano e como fui no Inverno não usufrui tanto da cidade (vem post aí) mas Colonia tocou-me no coração, ahah.

Post Top Ad