Palácio Presidencial de La Moneda.

O edifício que é hoje o Palácio Presidencial na capital chilena, foi mandado construir entre 1786 e 1812, pela Coroa Espanhola, para abrigar a Casa da Moeda, daí o nome que se mantém até hoje. Apenas em 1845, este edifício colonial, dos poucos que sobreviveu a todos os terramotos que abalaram Santiago desde então (graças à sua construção, algumas paredes chegam a ter 1 metro de espessura), se transformou em sede de governo e residência oficial do presidente do Chile, já independente.
La Moneda foi, desde essa época e até hoje, palco da história e da política chilena. Um dos marcos mais importantes na história recente do Chile terá sido o golpe de estado de 1973, que derrubou o governo de esquerda eleito e levou ao suicídio do seu presidente Salvador Allende. No dia 11 de Setembro desse ano o edifício foi bombardeado durante algumas horas e ficou parcialmente destruído. O golpe militar levou ao poder, durante mais de 16 anos, o ditador Augusto Pinochet.
A praça da Constituição, fachada Norte, tem um pequeno jardim e a estátua do Presidente Salvador Allende. A praça da Liberdade, fachada Sul virada à Alameda, tem recentemente um centro cultural interior, com lojinhas de artesanato local, exposições temporárias, uma cafetaria, e wi-fi free.

Etiquetas: , ,