Pau.

Durante os dias passados em Lourdes, nos Pirinéus franceses, deu para aproveitar e dar umas voltinhas pelas redondezas, cidades não muito conhecidas, sem grandes atrativos turísticos, mas bastante interessantes, bem cuidadas e com segredos bem escondidos.
Como foi o caso da cidade de Pau e do seu castelo, local de nascimento do rei Henri IV.
Henri IV foi avô do famoso rei Louis XIV, e nasceu em Pau em 1553, na altura a capital do Reino de Navarra, do qual era o herdeiro e sem pretensões ao trono francês. No entanto a morte dos descendentes reais colocou-o na linha de sucessão e tornou-se em 1572 o primeiro rei francês da dinastia Bourbon.
O castelo de Pau foi construído na idade média e serviu de base à corte de Navarra (Pau era a capital do Reino) durante o século XVI. Foi mais tarde usada como residência de férias por Napoleão e é classificado como monumento histórico desde 1840.
Existem visitas guiadas ao interior do palácio, que duram cerca de 1h. Fica no centro da cidade, pelo que facilmente podem conjugar a visita com um passeio pelas ruas mais antigas da cidade. Podem passar por lá um agradável meio dia de viagem.

Etiquetas: , ,