Ségovia, roteiro básico no centro histórico.

O início do mês de Maio trouxe uma viagem inesperada a Segóvia, onde já não ia há uns anos e de onde tinha apenas a imagem marcante do aqueduto na memória.
A cidade fica na província de Castela e Leão, a noroeste de Madrid e a cerca de 300 km de Portugal se cruzarem a fronteira de Vilar Formoso.
É um óptimo destino para fazer um day trip se estiverem em Madrid, fica a cerca de 1 hora de viagem e há imensos comboios e autocarros diários a ligar as duas cidades, ou para conjugar com Salamanca e Ávila se chegarem de carro vindos de Portugal.
O centro histórico medieval da cidade é super aconchegante e, apesar de poder ser visto em meio dia, vale a pena passar um dia por lá, circular nas calmas, explorar os recantos da cidade e visitar a catedral e o alcazar.
A entrada para o centro histórico deve ser feita pela praça do Azoguejo já que a partir daí fica complicado e desnecessário a circulação de outro modo que não seja a pé.
O roteiro que proponho começa precisamente pela praça onde o aqueduto é a presença mais marcante, continua até à Plaza Mayor onde se encontra a catedral e a igreja de San Miguel e continua até ao outro extremo da cidade, onde encontramos o Alcazar. 
O Alcazar fica no cimo de uma escarpa rochosa e os jardins ao seu redor descem até à zona do rio, a subida não é para meninos, mas desçam! As fotografias que vão tirar na frente do alcazar vão valer a pena.
O regresso pode ser feito por um caminho alternativo, apenas para explorar novos recantos, mas sempre passando pela Plaza Mayor, diferente do habitual em Espanha, e terminando no aqueduto, desta vez chegando até ele pela zona mais alta para ter uma nova perspectiva da praça.
Deixo-vos com as fotos que vão só para abrir o apetite, virão posts mais detalhados sobre cada uma das atracções da cidade.

Etiquetas: , , ,