Day trip: Toledo, dicas práticas.

Deixámos um dos dias que estivemos em Madrid completamente livre para fazer uma visita de dia inteiro a uma outra cidade não muito longe.
Há várias opções de passeio que permitem ir e voltar no mesmo dia. Estivemos indecisos até ao fim entre Segóvia (que já conheço e também recomendo muito) e Toledo, mas existem várias outras opções, como Ávila e a sua incrível muralha, Alcalá de Henares e o seu mais famoso habitante Miguel de Cervantes ou o Palácio do Escorial também nos arredores da capital.
Acabamos por nos decidir por Toledo, a antiga capital espanhola, e foi um dia em cheio com imensas visitas, valeu a pena.
Não foi à toa que Cervantes descreveu Toledo como 'a glória de Espanha' e que a cidade foi conhecida durante muito tempo pela sua liberdade e tolerância religiosa, ainda hoje é possível observar, destacado na silhueta da cidade, que emerge numa colina serpenteada pelo Tejo, o Alcazar e a Catedral. E encontrar espalhado pela ruas da cidade, e a conviver lado a lado pequenas igrejas, mesquitas e sinagogas.

Existem várias opções de transporte para chegar de Madrid a Toledo:
- Alugando um carro, são cerca de 75 km em auto-estrada. Esta é sem dúvida a opção que dá mais liberdade de movimentos e ideal se quiserem combinar mais do que um sítio a visitar.
- De comboio, cerca de meia hora de viagem entre Madrid e Toledo. É a maneira mais rápida de chegar à cidade, mas dependendo da antecedência e do tipo de bilhete que comprarem pode não ficar muito barato. A estação de comboio em Toledo fica perto o suficiente da cidade para irem a pé, ma longe o suficiente para ser uma esticada jeitosa para os mais preguiçosos.
- De autocarro, foi a nossa opção e revelou-se óptima. Havia mais liberdade de escolha de horários do que no comboio, e foi bastante mais barato (10,80 euros por pessoa ida/volta). A central de autocarros fica próxima do centro e os autocarros são bastante confortáveis e fazem o trajecto directo em cerca de 1 hora. Tiramos os bilhetes aqui.
Fica aqui o percurso que fizemos ao longo do dia, e que permitiu passar pelos principais pontos, e atracções da cidade.

Etiquetas: , , ,