Roteiro de um dia em Sófia.

No último fim de semana de Setembro, fiz nova esticadinha a partir de Bratislava, desta vez até à Bulgária, onde passei mais três dias non-stop que me permitiram conhecer as duas principais cidades do país e ainda as montanhas Rila e alguns dos seus tesouros mais bem escondidos. 
Viajei sábado bem cedo para Sófia, onde cheguei por volta da hora de almoço. Apanhei um autocarro até ao centro da cidade e pouco tempo depois estava no Rila Hotel, velhinho que só ele - a precisar de obras desde o tempo da URSS -, com sinal wi-fi fraco mas extremamente bem localizado no centro da cidade e walking distance para todos os principais pontos de interesse.
Uma vez instalada, pus pernas ao caminho e aproveitei a tarde para conhecer a cidade. 
Apesar da infraestrutura turística ainda ser um bocado precária e toda a cidade estar ainda em bruto e por explorar é possível encontrar pérolas incríveis ao virar de cada esquina.
A catedral Alexandre Nevsky é o ex-libris da cidade, mas outros tesouros como o Teatro Nacional, os Banhos Públicos ou a Igreja Sveti Nicolai podem ser encontrados explorando as ruas da cidade, para além disso vários edifícios imponentes da era comunista, bem como pequenas igrejas ortodóxas aparecem a cada virar de esquina.
Uma das marcas do país é a produção de extracto de rosa para o fabrico de perfumes e cosméticos de todos os tipos, a região Sul do país possui campos de rosas de perder de vista e são actualmente um dos maiores produtores mundiais.
Os souvenirs alusivos ao tema estão por todo o lado.

Etiquetas: , , ,