Plovdiv, a arquitectura singular do centro histórico.

Plovdiv é actualmente a segunda maior cidade da Bulgária, a duas horas de viagem de Sófia, foi uma escolha fácil quando planeava o que fazer no dia completo que passaria no país. Existem autocarros directos e confortáveis que fazem o percurso a quase todas as horas do dia, por cerca de 14 euros ida e volta. É só chegar à central de autocarros de Sófia, a algumas paragens de tram do centro da cidade, e comprar bilhete para o autocarro seguinte. Simples e fácil, depois de uma viagem de duas horas por auto-estrada estão a parar na estação de autocarros de Plovdiv, e a uma caminhada de 10 min do centro histórico da cidade.
Apesar de haver também opção de ligação ferroviária, o percurso é mais longo, mais carro e com menos opções de horário, foi fácil decidir pelo autocarro e aconselho a opção.
Plovdiv é a cidade mais antiga da Europa continuamente habitada, e uma das mais antigas do mundo. Estima-se que tenha surgido por volta de 4000 a.c., há cerca de 6000 mil anos atrás. Os vestígios de tão longa história estão presentes nas suas ruas, mas as duas épocas que permanecem mais marcadas na imagem da cidade são o Império Romano (tema para outro post) e Bulgarian Revival Period, também conhecido como renascimento búlgaro.
Este período, que teve lugar entre os séculos XVIII e XIX, quando os territórios hoje pertencentes à Bulgária estavam sob a alçada do império Otomano, deixou até aos dias de hoje uma série de construções com uma arquitectura muito própria, que podem ser encontradas numa das colinas que compõe a cidade.

Etiquetas: , ,