Plovdid, os vestígios romanos

Tal como contei no último post, são duas as épocas com vestígios mais marcantes na longa história da cidade de Plovdiv. Para além do renascimento búlgaro (post aqui), o domínio do império romano, em que a cidade foi um dos pontos mais importantes do leste da Europa, sob o nome de Philippopolis.
Entre as construções da época que é possível encontrar na cidade encontra-se o Teatro Romano, já restaurado e aberto a visitas (cerca de dois euros por pessoa) e uma enorme Arena que se situa bem por baixo da rua mais movimentada e comercial do centro de Plovdiv, e que hoje em dia alberga eventos de rua ou possibilita uma descansadinha básica numa tarde de compras, já que parte das suas escadarias foi deixada exposta após as escavações e integrada nas ruas da cidade.
Foi também localizado o fórum da cidade romana por baixo de uma das maiores praças da cidade e as escavações já se iniciaram, descobri entretanto que um grupo de arquitectos portugueses ganhou o projecto de requalificação da praça, aguardamos ansiosamente para ver o resultado final.
 
 

Etiquetas: , ,