Roteiro de três dias na Roménia.

No fim de semana seguinte à viagem até à Polónia, foi a vez de embarcar para a Roménia, desta vez para um fim-de-semana de três dias planeado com meses de antecedência e em que me encontrei com o meu pai. Queríamos conhecer Bucareste e a mergulhar nas profundezas da Transilvânia e das histórias do Drácula.
Mas três dias não é muito tempo e para ficarmos com um cheirinho de tudo isto planeamos três dias non-stop, com a ajuda de um guia local - conhecido de conhecido de conhecidos que já viveu uns anos em Portugal - que andou connosco para todo o lado. O plano era ambicioso e teria sido impossível completá-lo de outra maneira que não fosse de carro.
Chegamos na sexta-feira à hora de almoço ao aeroporto Henri Coanda e partimos de imediato em direcção ao Castelo de Peles, de seguida seguimos caminho até à cidade medieval de Sighisoara, onde pernoitamos. No sábado depois de visitar a cidade, viemos em direcção a Brasov, a capital da região da Transilvânia, visitamos ainda o castelo de Bran e seguimos caminho até Bucareste, onde passamos a noite de sábado para domingo e que visitámos no domingo antes de regressar a casa ao fim do dia.
Foi muito corrido, é verdade, mas valeu muito a pena. A Roménia ainda é um país pouco desenvolvido, nomeadamente quanto a infra-estruturas (estradas, por exemplo, ainda só têm uns poucos quilómetros perto de Bucareste) quando comparada com o resto da Europa mas que vai com certeza surpreender a maioria porque possui um potencial turístico enorme, desconhecido para muitos e que só agora começa a ser explorado.
Idealmente mais um dia do que o que nós tivemos seria perfeito para fazer esta viagem, pois permitia passar um dia completo em Bucareste - que bem merece, não é à toa que foi já considerada 'Paris do Leste' - e visitar com mais calma a cidade de Brasov onde acabamos por passar menos de duas horas.
E se alguém tinha medo de visitar a Roménia... Esqueçam. Há mais ciganos nas feiras em Portugal do que nas ruas da Roménia. Aquela imagem de país muito pobre cheio de ciganos e pedintes não corresponde em nada à realidade que encontramos por lá.
Cidades organizadas e seguras como em qualquer outro país ocidental. As pessoas com um ar bem europeu e latino e um estilo de vida terrivelmente parecido com o nosso, tal como a língua. Vão até à Roménia, tenho a certeza que se sentirão em casa! Até porque a comida é bem boa, a vida é barata, laranja diz-se Portocale e há bolos de arroz!
      
      

Locais a visitar em Bucareste:
As igrejas
O parlamento
O centro da cidade de dia...
... e de noite

Locais a visitar na Transilvânia:
Castelo de Bran
Castelo de Peles
Brasov
Sighisoara 

Etiquetas: , ,