Mandamentos do Viajante

Sou já há algum tempo, amiga da página do Facebook da agência de viagens Rotas do Vento. Têm sempre programas de aventura e alternativos aliciantes. Vale a pena ir passando por lá e sonhar, muito. Hoje encontrei isto por lá, e pareceu-me mais que certeiro, partilho convosco, enquanto vou organizando as fotografias das última férias.
Os 10 Mandamentos do Viajante 


1. Não esperarás encontrar as coisas como se estivesses em casa, pois deixas a tua casa para encontrar coisas diferentes.
2. Não te acharás superior aos nativos que encontras pois eles, podendo ser financeiramente mais pobres do que tu, têm muita riqueza para transmitir. Aprende a reconhecê-la e regressarás mais rico.
3. Ousarás sempre experimentar o que não conheces pois as melhores memórias de viagem que trarás são as dessas empolgantes peripécias.
4. Não esquecerás de levar metade das coisas que pensas necessitar e o dobro do dinheiro.
5. Não esquecerás em qualquer momento onde está o teu passaporte por que um viajante sem passaporte é uma pessoa sem país.
6. Não encararás com demasiada seriedade aquilo que te causa estranheza por que um espírito liberto e tolerante é o ponto de partida para umas boas férias.
7. Não te deixarás enervar pelos outros viajantes por que o teu único propósito é o de pagares bom dinheiro para teres umas boas férias. Lembra-te sempre que poucas coisas são fatais.
8. Não julgarás as pessoas dos outros países pela pessoa que uma vez te quis mal.
9. Não te darás muito o aspecto de turista - quando em Roma procura parecer como os romanos e assim evitarás dissabores.
10. Não esquecerás de te aplicar com arte durante a tua visita por que aquele que trata o seu anfitrião com respeito e cortesia será sempre recebido como um hóspede bem vindo.
Laguna Verde e Vulcão Licanbur no antiplano boliviano.