"Giggs. Mil jogos com Ronaldo, Nani e Mourinho."

Viagem no tempo. Desde a sua estreia pelo Man. United, em 1991, até ao milésimo jogo da sua carreira, ontem, a que o mundo assistiu. Sempre acompanhado por três portugueses.
Porque, para além do inevitável, há boas histórias para contar sobre o jogo de ontem.
(Retirado de iOnline)



"Quando Ferguson estreia Giggs, a URSS ainda é um país e Michael Jordan ainda não ganhara o primeiro dos seis anéis da NBA. Estamos...
JOGO 1 (2 DE MARÇO DE 1991) O lateral irlandês Irwin lesiona-se e Ferguson estreia um miúdo de 18 anos. O United perde 2-0 em casa com o Everton, no mesmo dia em que Chalana regressa à Luz, mas pelo Belenenses (Ronaldo tem só seis anos, Nani cinco e Mourinho é observador da Ovarense).
100 (7 DE AGOSTO DE 1993) Arsenal e United empatam 1-1 para a Supertaça inglesa. Nos penáltis, Schmeichel defende o remate de Seaman e é o herói. Por cá ainda não se joga futebol à séria, mas os portugueses Futre e Rui Barros estreiam--se nos convocados do Marselha. Nenhum sai do banco no 1-1 com o Le Havre (Ronaldo continua na Madeira, Nani em Portugal Continental, Mourinho já é adjunto de Robson no Sporting).
200 (9 DE SETEMBRO DE 1995) Marca o golo da vitória sobre o Everton (3-2), enquanto o Benfica se deixa empatar (1-1) no último minuto com o Vitória de Guimarães na Luz e precipita o fim do reinado de Artur Jorge, substituído por Mário Wilson. (Ronaldo é infantil do Nacional, Nani continua em Portugal Continental e Mourinho já está no FCP com Robson).
300 (21 DE DEZEMBRO DE 1997) Ryan assiste Cole para o 1-0 ao Newcastle na tarde em que Vicente Cantatore ganha o seu único jogo pelo Sporting, com um golo do central Marco Almeida, frente à Académica, em Alvalade. (Ronaldo é do Sporting, Nani é de Portugal Continental e Mourinho é adjunto de Van Gaal no Barcelona).
400 (6 DE MAIO DE 2000) United festeja o sexto título de campeão inglês em oito épocas, com 3-1 ao Tottenham, na primeira época pós-Schmeichel - o dinamarquês, esse, está em Alvalade e nessa tarde até parece uma múmia com o livre do egípcio Sabry, 1-0 do Benfica. (Ronaldo é juvenil do Sporting, Nani iniciado do Real Massamá e Mourinho continua em Camp Nou: 0-2 vs. Rayo)
500 (19 DE OUTUBRO DE 2002) O Fulham de Boa Morte empata (1-1) Giggs e C.a em Londres no preciso dia em que acaba a suspensão de João Vieira Pinto, pela suposta-mais-que-comprovada-agressão ao árbitro argentino Ángel Sánchez em pleno Mundial-2002. No dia seguinte, JVP marcaria pelo Sporting ao Belenenses no 2-0. (Ronaldo joga em Alvalade, Nani é juvenil do Sporting e Mourinho ganha 2-1 ao Benfica).
600 (20 DE SETEMBRO DE 2004) O lateral Silvestre marca os dois golos do United ao Liverpool (2-1) mas o que é isso de surpreendente ao pé da derrota caseira do Sporting frente ao Marítimo? (Ronaldo joga no United, Nani é júnior do Sporting e Mourinho do Chelsea empata em casa com o Tottenham no tal jogo do desabafo they put the bus in front of the goal).
700 (3 DE MARÇO DE 2007) O’Shea marca e o United ultrapassa o obstáculo Liverpool em Anfield (1-0). (Ronaldo festeja o golo de O’Shea, Nani empata em Leiria e Mourinho ganha ao Portsmouth).
800 (29 DE ABRIL DE 2009) Mais um golo salvador de O’Shea, agora sobre o Arsenal (1-0) nas meias-finais da Champions. (Ronaldo festeja o golo de O’Shea, Nani também, Mourinho está quase a ser campeão italiano pelo Inter).
900 (26 DE FEVEREIRO DE 2012) United ganha no último minuto, golo de Giggs. (Ronaldo dá a vitória de calcanhar ao Madrid “em” Rayo Vallecano, Nani festeja o golo de Giggs e Mourinho o de Ronaldo).
1000 (5 DE MARÇO DE 2013) Çakir, o árbitro exemplar da meia-final entre Portugal e Espanha no Euro-2000, expulsa Nani, anota o golo decisivo de Ronaldo e celebra a vitória de Mourinho."
Rui Miguel Tovar.